Moscas Volantes

O que é?

A percepção de moscas volantes(floaters) em nossa visão é conhecida pelo termo miiodopsia. Quando ocorre a formação de depósitos no interior do olho num local chamado humor vítreo, que é uma espécie de gel, estes depósitos formam uma sombra na retina que pode ser visualizada na forma de linhas, pontos ou como teias de aranha que flutuam lentamente diante dos olhos.

Quais as causas?

Quando nascemos e durante nossa juventude, o vítreo tem uma consistência de gel. Mas à medida que envelhecemos, o vítreo começa a se liquefazer é a chamada sinérese vítrea , isto faz parte do processo de envelhecimento natural do olho humano. A causa mais comum é o descolamento do vítreo posterior que é comum e não é motivo para alarme, contudo, se as moscas volantes vierem acompanhadas de flashs luminosos ou baixa de visão, deve-se procurar imediatamente o oftalmolologista devido ao alto risco de haver rotura retiniana.

Outras condições associadas são:
• Pós cirurgia de catarata;
• Miopia;
• Pós YAG LASER – Capsulotomia;
• Diabéticos;
• Uveíte posterior (inflamação no interior do olho)

Como tratar?

Como descrevemos acima,  na grande maioria dos casos trata-se de uma condição benigna que não há necessidade de tratamento, apenas acompanhamento com o exame do fundo do olho. Em situações severas é que  pode-se avaliar a necessidade de vitrectomia posterior.