a importância da proteção uva/uvb nas lentes óculares

Sabemos que os raios ultravioletas (UV) podem causar câncer de pele e outros problemas. Mas isso não é tudo que devemos nos preocupar. A maioria das pessoas não imaginam os danos que os raios UV podem causar aos seus olhos.

Verão ou Inverno, a luz solar intensa pode queimar a superfície do olho, causando uma condição temporária e dolorosa conhecida como fotoceratite. Ao longo do tempo, a exposição desprotegida pode contribuir para o surgimento de  catarata, pinguécula, pterígio  e  câncer nas pálpebras.

Exposição aos raios UV pode aumentar o risco de degeneração macular relacionada a idade (DMRI) que é  a principal causa de cegueira em pessoas com idade acima de 65 anos. Enquanto a catarata pode ser removida cirurgicamente, não há como reverter os danos à mácula, uma área nobre localizada na retina.

Preocupada (o)? Pense bem antes de comprar um novo par de óculos de sol. Mas não deixe somente o preço e o estilo serem os seus guias principais.

Abaixo, alguns conselhos de como encontrar óculos de sol que protejam os seus olhos sem saquear a sua carteira ou sua saúde.

1.  O nível de bloqueio dos raios ultravioletas nas lentes encontradas no comércio varia de 98 a 100 % ou até 400 nanômetros de proteção, portanto, verifique sempre se existe alguma etiqueta informando isso, caso apareça mensagens vagas com “absorção de UV” ou “ proteção maior que 100%” fique atento.

2. Escolha armações que protejam as laterais dos seus olhos, lembre-se que a luz se difunde de maneira difusa, portanto, evite modelos com lentes pequenas,  estilo John Lennon de óculos de sol.

3. Não se deixe seduzir pelos tons escuros. Proteção UV não está relacionada à coloração da lente. Óculos de sol  de cor verde, laranja, vermelho e cinza podem oferecer a mesma proteção que lentes escuras.

4. Se você pratica esportes náuticos, gosta de passear de barco ou esquiar prefira as lentes polarizadas que diminuem a sensação de ofuscamento, mas lembre-se, a polarização em si não irá bloquear a luz UV. Certifique-se que as lentes oferecem também 98  ou 100 por cento de proteção UV.

5. A resistência é outro ponto importante na compra de um óculos, prefira lentes em  policarbonato, que são 10 vezes mais duráveis do que o plástico comum ou lentes de vidro.

6. Evite comprar óculos em vendedores de rua, pois, o seu Chanel Chic pode lhe dar um bom efeito estético, contudo, sem proteção UV  a sua retina é quem vai pagar o preço mais tarde.

 7. Algumas óticas e consultórios médicos possuem um aparelho chamado espectômetro ( medidor UV) que medem se a lente possui filtro UV.

8. Não esqueça das crianças, da mesma forma que passamos filtro solar para ir a praia, use óculos com proteção UV nos seus pequeninos. Crianças com olhos claros são especialmente vulneráveis ​​a danos do sol.