oftalmologistas questionam o aviso da nitendo com relação a tecnologia 3d para as crianças

A Nintendo disse a alguns dias que as crianças menores de seis anos não devem olhar para a tela 3-D em sua nova versão o dispositivo portátil 3DS, pois, poderia prejudicar o desenvolvimento natural dos olhos.

Alguns oftalmopediatras disseram que o anúncio da Nintendo surpreendeu, porque parecia ter pouca base científica. O fato de você assistir a uma imagem 3-D em um cinema, TV ou  vídeogame não deve causar nenhum impacto na visão, disse o Dr. Lawrence Tychsen, professor de pediatria e oftalmologia da Universidade de Washington em St. Louis.

Dr. Tychsen chefia uma pesquisa para compreender o impacto das imagens 3-D sobre a visão - pelo menos em macacos. Um experimento em sua clínica, filhotes de macacos Rhesus  usaram óculos 3-D para assistir imagens em uma tela durante todo o dia por um período de três meses, para que o Dr. Tychsen pudesse entender como a visão se desenvolve. A pesquisa, segundo ele, mostra que a visão dos filhotes de macaco usando óculos 3-D não se desenvolve de maneira diferente daqueles que não estão usando os dispositivos.

O Dr. David Hunter, professor de oftalmologia da Universidade de Harvard e oftalmologista-chefe do Hospital Infantil de Boston, disse que, parece haver poucas evidências de que tais imagens prejudiquem o desenvolvimento do olho. Ele disse que a versão artificial tridimensional de imagens tem algumas diferenças sutis comparadas a formação de imagens 3D naturais elaboradas pelo olho humano. Ele pode exigir que você mantenha sua cabeça em uma determinada direção para ver a imagem completa, e alterar a desta forma, a profundidade de foco. Segundo o Dr. Hunter, o efeito mais provável de assistir a um filme em 3-D ou jogar um videogame seria a fadiga do cérebro tentando processar uma tonelada de informações, contudo, isso não iria causar qualquer prejuízo a visão das crianças.