História
Angiofluoresceinografia avalia a retina, a coróide e os vasos sanguíneos através de fotos obtidas com uma iluminação especial e com uso de filtros. O exame utiliza um contraste (corante) chamado fluoresceína que permite o estudo de diferentes camadas dessas estruturas. É utilizado para o acompanhamento e diagnóstico de diversas doenças vasculares como a retinopatia diabética, corioretinopatia serosa central, degeneração macular, oclusões vasculares arteriais e venosas da retina.
Biomicroscopia ocular é um exame utilizado rotineiramente em sua consulta oftalmológica e examina as estruturas externas e internas do globo ocular com diversos aumentos ópticos através de um equipamento chamado Lâmpada de Fenda ou Biomicroscópio Ocular.
Biometria é o exame capaz de medir o comprimento axial do globo ocular e de suas estruturas (câmara anterior, cristalino e cavidade vítrea).. No Hospital de Olhos do RN utilizamos o IOL Master, aparelho de última geração que permite um cálculo preciso do valor dióptrico das lentes intraoculares que serão implantadas na cirurgia de catarata.
Campimetria Computadorizada é o exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, identificando qualquer alteração ou redução visual. Utilizado para diagnosticar e acompanhar principalmente o glaucoma e doenças neurológicas, No HORN utilizamos o Humphery da Zeiss um dos melhores campímetros da atualidade.
Curva tensional diária é o exame onde o paciente disponibiliza um dia para realizar várias medidas da pressão ocular nas diferentes horas do dia.O exame é indicado para diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.
Gonioscopia é um exame que utiliza uma lente especial com vários espelhos com diferentes angulações que permite estudo do ângulo da câmara anterior do olho, onde é realizada a drenagem do humor aquoso (líquido que preenche a câmara anterior).
A indicação do exame Gonioscopia é importante para o diagnóstico e tratamento do glaucoma.
Mapeamento de Retina é um exame indolor realizado com oftalmoscópio indireto (espécie de capacete óptico), que permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo do olho como a retina, o nervo óptico e o vítreo. O Mapeamento de Retina é indicado no pré-operatório de cirurgias de catarata e refrativa e para diagnosticar doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.Com o mapeamento, é possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas, tais com o diabetes e a hipertensão arterial.
Microscopia Especular da Córnea é um exame que permite realizar a contagem do número de células endoteliais da córnea e analisar o aspecto das mesmas, é importante no pré-operatório de cirurgias de catarata e córnea e fundamental no diagnóstico e acompanhamento das distrofias corneanas.
Refração manual é realizada para identificar a acuidade visual e o grau dos óculos do paciente. Apesar de antigo é soberano sobre a refração computadorizada. Utilizamos o refrator ou  Greens(foto ao lado) Aparelho composto por um conjunto de lentes corretivas usado para encontrar o grau de refração que melhor satisfaça a visão  do paciente.
Refração Computadorizada: Equipamento utilizado para identificar automaticamente o grau de refração aproximado.
PAM: Acuidade visual a LASER permite a avaliação do potencial da visão central no pré-operatório de cirurgias de catarata ou em outras patologias estimando a acuidade visual que será atingida após a cirurgia.
Paquimetria é o exame que mede a espessura corneana. A paquimetria é muito importante na avaliação no pré-operatório da cirurgia refrativa e diagnóstico de ceratocone. Pode ser feito de duas maneiras Paquimetria óptica ou Paquimetria ultrassônica.
Retinografia é um exame de imagem realizado através de um aparelho chamado retinógrafo que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. O exame permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico, fundamental no acompanhamento de doenças progressivas, tais como o glaucoma.
Teste de Schirmer é um teste simples, no qual utilizamos fitas estéreis no fundo de saco das pálpebras inferiores e desta forma podemos avaliar a produção lacrimal. Este teste é utilizado para diagnóstico e acompanhamento do olho seco.
Teste de Sensibilidade ao Contraste é um teste visual utilizado após cirurgias refrativas e cirurgias de catarata com o intuito de avaliar a sensibilidade ao contraste.
Teste da Tela de Amsler é um teste que permite uma avaliação parcial da visão central. É utilizado para diagnóstico de certas patologias que acometem a mácula e para acompanhamento e monitoramento pelo próprio pacientes em casos de degeneração macular relacionada a idade.
Teste de Adaptação de Lentes de contato consiste no processo de adaptação de lentes de contato gelatinosas, rígidas e híbridas por um oftalmologista especializado no assunto, avalia-se parâmetros com tamanho ideal da lente, curvatura, conforto e acuidade visual. Lembre-se: a adaptação de lentes de contato é um ato médico e que o maior responsável pela sua visão é você, desta forma, a adaptação de lentes de contato por não oftalmologistas poderá trazer-lhes conseqüências sérias para sua visão, é o barato que sai caro. Pense nisso.
Teste de Monovisão consiste num teste realizado com o intuito de identificar o olho dominante( preferência para longe) e o olho não dominante(preferência para perto). É utilizado para adaptação de lentes de contato e no pré operatório de cirurgia refrativa e catarata.
Teste Ortóptico é o exame utilizado para analisar a existência de alguma alteração da motilidade ocular (estrabismo) e, quando for o caso, realizar o tratamento adequado.
Teste do corante Verde Lissamina é um corante vital utilizado no diagnóstico e acomapanhamento do olho seco, possui a vantagem de não causar ardência.
Teste do corante Rosa bengala é utilizado para avaliação do olho seco, trata-se de um corante vital que se liga às células epiteliais e proteínas do filme lacrimal, mas cora os pontos onde o filme lacrimal está comprometido, possui a desvatagem de causar ardência.
Teste de Sobrecarga Hídrica é um teste no qual são ingeridos 800ml de água e em seguida a pressão ocular é aferida aos 15, 30 e 45 minutos. Tem como objetivo detectar o pico máximo de pressão ocular atingida e é indicado no diagnóstico do glaucoma.
Teste de Ishihara ou Teste da Visão de Cores, utilizado para detectar deficiência cromática( daltonismo).
Teste para Visão Subnormal é utilizado como auxílio para os portadores de visão subnormal com o intuito de melhorar sua visão e a qualidade de vida.
Tomografia de Coerência Óptica- OCT é um moderno equipamento não invasivo que permite a realização de cortes transversais da retina, gerando imagens tomográficas de alta resolução, com alto grau de reprodutibilidade. É especialmente útil para aplicações diagnósticas oftalmológicas devido ao fácil acesso óptico às estruturas do segmento posterior do olho.
Tonometria é um exame indolor que mede a pressão ocular, utilizando aparelhos com métodos de sopro ou de contato.
Topografia Computadorizada da Córnea - Orbscan analisa a curvatura e espessura da córnea em toda a sua extensão desde o seu centro até a sua periferia e avalia as alterações de sua superfície como a regularidade e a simetria, permitindo identificar astigmatismos e outras irregularidades na córnea. Esse exame é indicado no pré e pós-operatórios de cirurgias refrativas, cirurgia de catarata, transplante de córnea, e na adaptação de lentes de contato.
Ultra-Sonografia Ocular é o exame que avalia as estruturas internas do globo ocular (cristalino, cavidade vítrea, retina) e a cavidade orbitária (músculos, nervo óptico, órbita e gordura orbitária). Ultra-sonografia A: tem o mesmo efeito e a mesma função da ultra-sonografia B, com a diferença de apresentar os ecos / ondas. Seu traçado é semelhante ao de um eletrocardigrama.
Ultra-sonografia B: revela por imagem a anatomia interna e externa do globo ocular, fornecendo características anatômicas e topográficas. É indicada para o diagnóstico de doenças no vítreo e da retina, assim como tumores e problemas na órbita.
Wavefront ou Aberrometria, é um moderno sistema de captação que permite mapear alterações ópticas(aberrações secundárias) e as imperfeições individuais nos olhos de cada paciente, antes desconhecidas, e que podem estar associadas a doenças refrativas, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. A aberrometria é indicado no estudo de casos em que o uso de óculos ou de lentes de contato não propicia uma boa acuidade visual e, também, no pré-operatório das cirurgias refrativas.
O exame é todo computadorizado e, através dos mapas da superfície da córnea, é possível programar de forma personalizada a correção de cada uma das alterações.